


A gestão de uma franquia de futsal
CASE DE
SUCESSO
Os métodos para a gestão de um clube de futsal, caminhos e estratégias traçadas por gestores do ramo
Muito se discute sobre a gestão de uma franquia de futsal, seus desafios, obstáculos, perspectivas e principalmente suas ações para elevar a modalidade ao seu nível mais alto, dentro da Liga Nacional de Futsal. Um case de sucesso recente, utilizando mídias digitais, a força que o YouTube propaga atualmente e um enredo recheado de boas histórias para se contar, o Magnus Futsal (Atual campeão da Liga) revolucionou a produção de conteúdo deste esporte, com a série “Vai pra cima Fred” em parceria com o canal Desimpedidos ( 9 milhões de inscritos no Youtube).
A série de vídeos que acompanhava o Youtuber Fred na rotina de treinamentos e jogos da equipe de Sorocaba caiu nas graças do público e produziu recordes, visibilidade e patrocínios para a franquia. O presidente do Magnus e CEO da TFW Marketing Esportivo, Fellipe Drommond, explica que essa ação, entre outras, busca atrair uma nova geração que possa consumir o futsal de maneira diferente e moderna.


O gestor fala da importância de se comunicar com a nova geração

O maior desafio para o futsal brasileiro na visão de Felippe Drommond, presidente do Magnus Futsal
“Hoje lidamos com uma geração que gosta das coisas mais ágeis, que consome conteúdo de forma diferente e que está o tempo todo conectada”, visando isso, uma das maneiras encontradas pelo dirigente foi a parceria com o Desimpedidos para a produção da série especial. Uma cartada que rendeu frutos e deixou um marco na história do futsal, mais de 30 milhões de visualizações, compartilhamentos, novos seguidores e o mais importante, alcance de novos nichos de público.
Seguindo nessa linha, Fellipe aponta que um problema crônico do futsal e que precisa ser estruturado é a dimensão nacional que a competição ainda não possui. A seleção brasileira, nos últimos anos, passou por uma forte crise que a fez perder muita visibilidade, além da aposentadoria de grandes ídolos, como Falcão, Vinicius, entre outros. Para isso, o dirigente alerta que as pessoas do ramo não podem deixar de lutar e perder a paixão de expandir os horizontes e seguir evoluindo a modalidade como um todo no país.



Série do Fred no Canal Desimpedidos
Série que acompanhou o Youtuber Fred vivenciando a rotina da franquia de futsal, Magnus, com sede em Sorocaba-SP. A sequência de vídeos mostra bastidores, treinos, entrevistas com os atletas e jogos que o mesmo participou durante as gravações.


Futsal Conectado
Entendendo a dificuldade que o futsal sempre atravessou para atrair diferentes públicos, Felippe Drommond acredita que um esporte nichado como é esta modalidade não se pode dar o luxo de permanecer em apenas uma plataforma de transmissão.
“A pandemia acelerou esse processo de streaming, mas temos que analisar todas as variáveis e não abrir mão de outros públicos que ainda não possuem este tipo de acesso”. O profissional acredita que ter 100% dos jogos transmitidos é algo sim a ser comemorado, mas que é um caminho de construção com muito potencial a se evoluir ainda.
No ano de 2020, foram apenas 12 mil assinaturas na plataforma da LNFTV que transmite todos os jogos da competição em parceria com a TVNSPORTS. Um número ainda muito baixo se considerarmos o potencial de evolução que a modalidade apresenta no território nacional. Para o gestor do Magnus, a obviedade é clara sobre as preferências da mídia a respeito do que gera ou não receita, sendo assim, o futsal sempre ficará “de escanteio” se comparado ao futebol, por exemplo.



“Você não pode escolher estar no streaming, na TV aberta e na fechada, temos que estar em todas”
-Fellipe Drommond

Fellipe Drommond durante coletiva na sala de imprensa do Magnus Futsal / Créditos: Arquivo pessoal

Fellipe e Falcão recebendo premiação quando o ex-jogador atuava com a camisa do Magnus / Créditos: arquivo pessoal

Fellipe marcou presença no Mundial de Futsal de 2021, realizado na Lituânia / Créditos: Arquivo pessoal

Fellipe Drommond durante coletiva na sala de imprensa do Magnus Futsal / Créditos: Arquivo pessoal
Segundo Fellipe, é um fator gradativo para atingir outro patamar neste ramo, para isso, é necessário um processo criativo, engajamento com os fãs, aumentando o poder de consumo da competição, atraindo consequentemente mídia e novos investidores. Citando seu próprio exemplo com o Magnus, durante a série com o Fred do Desimpedidos, o clube conseguiu fechar com novos patrocinadores, mesmo durante a pandemia. Por isso, alerta que sem um planejamento adequado no que se diz respeito às novas produções de conteúdo, o futsal não vai conseguir seguir em frente no aspecto de evolução do seu marketing.
“Se nós pegarmos os 23 franqueados da edição deste ano, são 4 ou 5 que estão de fato preocupados em produzir conteúdo e gerar receita com isso”. Dessa forma, o presidente do atual campeão nacional resume uma questão óbvia no quesito financeiro e que precisa ser adotada por todos para uma liga mais sustentável financeiramente. Para ele, é necessário um estudo concreto de cada orçamento e não ultrapassar o limite do teto de gastos, para que salários não se atrasem , manutenções em quadras sejam feitas periodicamente, obtenção de novos equipamentos e principalmente investimentos em ações de marketing que a modalidade possui ainda uma demanda muito alta.
Somos grandes no Brasil.
O que ainda falta para o Futsal?



Lavoisier Freire (47), ex-goleiro da seleção brasileira de futsal, atual coordenador da modalidade na CBF e gestor de uma das franquias mais tradicionais da Liga, o Carlos Barbosa, afirma que possui como meta profissional transformar o esporte das quadras em exemplo no Brasil, tanto no quesito diretivo, quanto no técnico. Com mais de 150 jogos defendendo as cores da amarelinha, o ex-atleta lançou um ebook recentemente chamado “O caminho para vencer: gestão inovadora no futsal” que, segundo o mesmo, explora a necessidade de uma gestão melhor e menos burocrática, com mais criatividade e novos horizontes.
“Hoje, nós como gestores, temos muita dificuldade de se desvencilhar dessa parte formal da administração”, para Lavoisier, falta aos profissionais desta área mais conhecimento das “quadras”, do grupo de atletas que está gerindo e do ambiente da franquia. Segundo o coordenador, a conta é simples, se o time não está bem dentro das quatro linhas, a gestão também segue pelo mesmo caminho, as vendas caem, menos patrocinadores se interessam e os problemas começam a aparecer.
Com essa proposta, podemos analisar exemplos como o da atual franquia Santo André/Intelli que realizou 4 mudanças de sede nos últimos 5 anos. Lavoisier ressalta que esta problemática possui duas questões que devem ser julgadas, a perda da identidade do clube com sua torcida (Com as rápidas mudanças, dificilmente consegue-se gerar uma representatividade maior de torcedores nas respectivas cidades) mas ao mesmo tempo a tentativa de se manter “viva” com seu nome dentro da Liga Nacional, fato que deve ser valorizado.
Lavoisier comenta.mp3
Lavoisier destaca os inúmeros fatores para se gerir uma franquia de futsal
Perfil das franquias na Liga Nacional de Futsal

Localização: Campo Mourão PR
Ginásio de Esportes Belin Carolo
Fundação: 2012
Associação Campo Mourão Futsal

Localização: Foz do Iguaçu PR
Ginásio Ministro Costa Cavalcanti
Fundação: 2010
Foz Cataratas Futsal

Minas Tênis Clube
Localização: Belo Horizonte - MG
Arena Minas Tênis Clube
Fundação: 1987

Localização: Marechal Cândido Rondon
Ginásio de Esportes Ney Braga
Fundação: 1974
Marechal Futsal/ Sicredi:

Tubarão Futsal
Localização: Tubarão - SC
Ginásio Estener Soratto
Fundação: 2004

Praia Clube
Localização: Uberlândia- MG
Arena Praia
Fundação: 1983

Pato Futsal
Localização: Pato Branco PR
Ginásio Municipal Dolivar Lavarda
Fundação: 2010

Brasilia Futsal
Localização: Brasília - DF
Ginásio SESC Ceilândia
Fundação: 2006

Associação Carlos Barbosa de Futsal
Localização: Carlos Barbosa - RS
Centro Municipal de Eventos Sérgio Luiz Guerra
Fundação: 1976

Cascavel Futsal
Localização: Cascavel- PR
Ginásio Odilon Reinhardt
Fundação: 1991

JEC Krono Futsal
Localização: Joinville- SC
Centreventos Cau Hansen
Fundação: 2006

Atlântico Futsal
Localização: Erechim- RS
Clube Esportivo e Recreativo Atlântico
Fundação: 1999

Blumenau Futsal
Localização: Blumenau - SC
Complexo Esportivo Bernardo Werner
Fundação: 2017

Juventude Futsal
Localização: Dourados - MS
Ginásio da Unigran
Fundação: 2017

Assoeva/ Unisc/ ALM
Localização: Venâncio Aires - RS
Ginásio Poliesportivo Parque do Chimarrão
Fundação: 1982

Marreco Futsal
Localização: Francisco Beltrão - PR
Complexo Esportivo Arrudão
Fundação: 2007

Magnus Futsal
Localização: Sorocaba - SP
Arena Sorocaba
Fundação: 2014

Joaçaba Futsal
Localização: Joaçaba - SC
Centro de Eventos da UNOESC
Fundação: 2012

São José Futsal
Localização: São José dos Campos - SP
Ginásio Tênis Clube
Fundação: 2006

Santo Ándre/ Intelli Futsal
Localização: Santo André- SP
Ginásio Adib Moisés Dib
Fundação: 1977

Corinthians Futsal
Localização: São Paulo - SP
Ginásio Poliesportivo Wlamir Marques
Fundação: 1950

Jaraguá Futsal
Localização: Jaraguá - Sc
Arena Jaraguá
Fundação: 1992

Umuarama Futsal
Localização: Umuarama - PR
Ginásio Amário Vieira da Costa
Fundação: 2003